Candidíase Candida Albicans

Candida Albicans, Candidas, Sapinhos, Monolíase, Candidíase, Fungos, Candidas, Doenças Fúngicas, Imunidade, Micostatin, Fluconazol, DST, HIV, Cancro

Cura definitiva da Candida
Se foi diagnosticado com alguma doença consulte um profissional de saúde, Holístico de preferência é a minha sugestão!

Candida e Imunidade

Escrito por amalux DC on 2:47 da tarde

Tem coisas que ainda não percebi na Candidíase quando explicadas pela visão da medicina convencional. A mim foi-me dito por médicos que a Candida aparecia quando a imunidade estava baixa. Não sei como funciona esse processo ou se eles próprios sabem pois para mim parece apenas uma associação correcta mas ao contrário, a Candidíase afecta e baixa a imunidade. Por isso quase sempre está associada aos doentes de imunidade diagnosticados com Hiv ou nos doentes de cancro, que sofrem quimio e radio terapia.

Tanto o paciente seropositivo como o cancerígeno que faça quimioterapia, está a destruir o sistema imunitário e a flora do sistema digestivo entre várias outras coisas. Ao destruir a flora intestinal a Candida cresce e expande-se que juntamente com a quimioterapia diminuem ainda mais a imunidade. Alguns antiretrovirais, a quimioterapia usada no Hiv, têm um efeito anti fúngico e é comum a Candidíase não aparecer enquanto se tomam esses antiretrovirais. No entanto a destruição da flora intestinal continua e quando se pára com os ARV ou a Candida ganha resistência ao medicamento, floresce de novo.
Também a Candida é um factor que causa falsos positivos para Hiv e por isso tenha calma se seu diagnóstico para Hiv foi positivo pois pode ser apenas uma Candidíase. Os testes ao Hiv têm de ser bem confirmados pois existem várias situações que causam falsos positivos. Não vá comprar um teste rápido e convencer-se que tem Hiv só porque o teste rápido diz, pode ter Candidíase, Herpes, Sifílis, ou estar grávida/o :) entre outras situações que causam falsos positivos no Elisa e Western blot.

Parece-me que a relação entre imunidade e Candidíase ainda tem muito por relacionar principalmente em relação a certas doenças como Hiv e Cancro.

É lógico para mim que ao fazer tratamentos fortes como quimioterapia ou mesmo antibiótico e ao destruir a flora intestinal que controla a Candida, ela se desenvolva.
Não entendo é porque os médicos não fazem essa relação e sempre dizem que é a imunidade baixa que causa a Candidíase.
Não entendo é porque na Polónia sempre que receitam antibiótico juntam uma receita de probióticos de bactérias lácteas e aqui nunca vi tal coisa acontecer. A lógica é simples... antibiótico destroi flora intestinal(sabem disso faz décadas), probiótico reconstroi a flora.
Aqui Portugalenses, a lógica é outra... antibiótico destroi a flora intestinal, e fluconazol destroi a Candida quando ela aparecer.
Ainda menos entendo que os doentes de cancro e Hiv que fazem quimioterapia não estejam todos a fazer probióticos pois vão acabar com sua flora intestinal destruída e vão acabar com Candidíase e mais medicamentos.

É complicado ser doente neste país. Eu não o sugeria a ninguém. Fique longe da doença!
Ter uma doença aqui e noutros lados não deve ser diferente, é entrar num ciclo vicioso de doenças e medicamentos que só acaba na morte ou no abrir de olhos e no deixar de ser doente.

Eu tenho Candidíase mas recuso-me ser doente de alguma coisa. Sou responsável por minha Candida e não um doente. Tenho Candida porque quero, porque decidi ter e porque ainda não decidi acabar com ela.
O que custa uma dietazinha uns meses?
Muito! Por isso ainda não a fiz nem curei :p
Mas para muitos talvez não custe :)

Tea Tree Oil para a Candida

Escrito por amalux DC on 11:27 da manhã

Tem vários óleos essenciais com propriedades anti fúngicas e um dos melhores para combater a Candidíase é o Tea Tree Oil. Entre as várias propriedades do Tea Tree Oil algumas são bem importantes no tratamento da Candida como o ser anti fúngico, anti bacteriano, anti séptico, imuno estimulante, tendo outras vantagens como a de os micro-organismos infecciosos não ganharem resistência ao Tea Tree Oil como acontece com o fluconazol ou micostatin.
O poder anti bacteriano do Tea Tree Oil é tão grande que consegue ser eficaz onde os antibióticos já não o são como por exemplo com o "super micróbio" hospitalar Staphylococcus aureus que é resistente a todos antibióticos mas uma pequena quantidade de Tea Tree Oil dá conta do recado. Este é só um exemplo e em baixo tem uma lista com várias bactérias e fungos onde o Tea Tree Oil é eficaz incluindo a nossa Candida que é a que nos interessa.

Por experiência própria posso afirmar que o Tea Tree Oil é bastante potente e dá para sentir seu power pelo seu cheiro e gosto quando se toma e que é coisa que a Candida não gosta nada. A minha Candidíase é interna e por isso tomo umas gotas diluídas em água ou aplico mesmo diretamente na lingua onde a Candida está maior. Arde um pouco mas passa. Sei que alguns terapeutas apenas indicam o Tea tree para uso exterior mas tem quem recomende o uso interior para a Candida e outros problemas incluindo a baixa imunidade. O Tea Tree é perfeito para tratar a Candida e se a sua está em estado inicial ou resistente a medicamentos, é uma opção inteligente e relativamente barata, cerca de 10 euros o frasquinho se bem lembro. É um potente anti fúngico, potente anti bacteriano, potente anti séptico, e estimulador da imunidade, tudo coisas que nos interessam para combater a Candida.

Podia enumerar as muitas qualidades do Tea Tree Oil mas não posso deixar uma em branco, que é a de o Tea Tree Oil e suas propriedades poderem substituir muitos medicamentos químicos e evitar muitas doenças causadas por medicamentos incluindo a nossa Candida tanta vez originada pelo consumo de medicamentos. Pode substituir os antibióticos em vários casos completamente como vimos em cima com a aureus e logo aí estamos a eliminar uma das causas da Candidíase e outras doenças provocadas por medicamentos.

Muitas destas nossas doenças modernas são apenas consequências do estilo de vida que levamos e ao entrarmos na roda química começamos a tapar buracos mas nunca conseguimos tapar todos. Toma-se o antibiótico para a gripe, depois toma-se o fluconazol para a Candidíase que os antibióticos causaram, depois toma-se interferon para o fígado que o fluconazol faliu, e depois toma-se um Valium forte para esquecer e... seja o que Deus quiser...
Assim não dá! E imaginar que Tea Tree Oil e tantos outros produtos naturais poderiam evitar tanta destas doenças se não houvesse tanta pressão da indústria química.

Não faz mal! Temos Tea Tree e muitos outros óleos e anti fúngicos naturais que podemos usar e escolher se estivermos informados, se soubermos que são eficazes, que funcionam, e são naturais, sem efeitos tóxicos causadores de doenças como Candidíase.

Candidíase diz-nos que temos de estar mais atentos pois já é uma consequência de desequilíbrios que necessitam ser corrigidos.

Não esquecer que a eliminação da Candida causa a libertação de muitas toxinas e sobrecarrega o fígado. É aconselhável sempre fazer um adjuvante das funções hepáticas e biliares e beber muita água e líquidos para ajudar na desintoxicação.

"Num estudo do Departamento de Pesquisa do Colégio Nacional de Quiropraxia, EUA, foi constatado que o tea tree age como antiséptico de duas maneiras, através de uma ação direta sobre os microorganismos, e segundo através de um processo de ativação dos glóbulos brancos no processo de defesa do corpo. Sendo assim, podemos considerar que ele possui propriedades imunoestimulantes, o que o torna uma alternativa formidável para pacientes com baixa resistência e/ou doenças que fragilizam sua imunologia e permitem o aparecimento de doenças inoportunas."

"No tratamento da candidíase (Candida albicans) o tea tree é infalível. Experiências da Universidade de Hacettepe, Turkia, demostraram ser ele eficaz não só sobre a candidíase normal, mas também sobre a candidíase resistente aos medicamentos usualmente utilizados como a fluconazola. Hoje a candidíase é um problema que ataca um grande número de pessoas, e uma das formas mais comuns tem sido a vaginal, que ocasiona coceiras e desconfortos. Outros estudos da Escola Médica da Universidade de Wayne, EUA, demonstraram em pesquisa similar um potencial do tea tree no tratamento da candidíase orofaringeal refratária à fluconazola em pacientes com AIDS. "

Microorganismos testados com o óleo de tea tree e que foram eliminados nas % abaixo.
GRAM POSITIVE BACTERIA
MIC(%v/v)
Staphylococcus aureus
0.5-1.0
Staphylococcus epidermidis
0.5-1.0
Streptococcus pneumoniae
0.25
Streptococcus faecalis
1.0
Streptococcus pyrogenes
1.0
Streptococcus agalactiae
1.25
Propionibacterium acnes
0.75
Beta haemolytic streptococcus
0.5
GRAM NEGATIVE BACTERIA
MIC(%v/v)
Escherichia coli
0.5
Klebsiella pneumoniae
1.0-2.0
Citrobacter spp.
0.5-1.0
Shigella sonnei
0.5
Proteus mirabilis
0.5-1.0
Legionella spp.
0.75-1.0
Pseudomonas aeruginosa
2.0
FUNGI
MIC(%v/v)
Trichophyton mentagrophytes
0.75
Trichophyton rubrum
0.5
Aspergillus niger
1.0
Aspergillus flavus
0.25
Candida albicans
0.5

Microsporum canis
1.0
Microsporum gypseum
1.0
Thermoactinomycetes vulgarus
1.25

Inspirações: http://www.novaera.org/saude/teaTree.htm

Candida branca flor, uma chata

Escrito por amalux DC on 1:09 da tarde

A Candida pode se tornar numa doença bem chatinha se não for tratada a tempo e convenientemente ou seja por completo.
Depois de a Candida ganhar terreno e proliferar nos intestinos e outras zonas do organismo vai ficando cada vez mais díficil voltar ao equilíbrio necessário que permite o controle da Candida Albicans.
O aparecimento de Candidíase na boca, vagina ou outra zona do corpo é já a consequência do desequilíbrio da flora intestinal que foi agredida de alguma forma mas a medicina convencional muitas vezes trata a Candidíase como se fosse um problema vaginal ou bucal sem sequer mencionar os intestinos e flora intestinal nos tratamentos receitados. Por exemplo passam receita de fluconazol, micostatin ou outro medicamento, mas não passam receita de pré e pro-bióticos por exemplo que iriam ajudar a recuperar a flora intestinal que controla a Candida Albicans e seu crescimento. Nem quando receitam antibióticos juntam probióticos mesmo sabendo que os antibióticos destroem a flora intestinal e promovem o crescimento da Candida. Em alguns países receitam, porque aqui não?

A Candida branca flor pois é assim que parece é mesmo uma chatinha persistente. Tão persistente que ganha resistência aos medicamentos e vai-se fortificando em suas expansões ocasionais ficando cada vez mais difícil controlá-la. O fluconazol já não dá para o gasto e usar fluconazol durante muito tempo não é comigo pois meu fígado reclama desse tipo de tratamentos prolongados com químicos. No entanto também os produtos naturais que uso não são suficientes sem mudar minha alimentação base que é a preferida da Candidíase... esse que é meu problema em relação á candidíase. Sem alimento a Candida morre, retrai-se, mingua, e volta para o seu lugar de onde nunca devia ter saído. Sem meu querido pão sofro :( Ainda não consegui fazer um tratamento em que deixasse de comer pão e outros açucares dos quais a Candida se alimenta.

Esse é o factor mais importante para uma cura da Candidíase, parar de alimentar a Candida Albicans durante algum tempo enquanto se desintoxica e repôe a flora intestinal. São necessários alguns meses, dependendo de cada caso que é um caso. É aí que tenho falhado completamente pois tenho vários anti-fúngicos potentes naturais que vejo terem um bom efeito na Candidíase mas acabo sempre por estragar com a alimentação que devia ser isenta de açucares, pão, bolos bolachas, frutas doces, batatas, arroz branco e outros brancos que dão saúde e fazem crescer a Candida.

Não é nada agradável ter a lingua branca e pensar que se nota quando se fala com alguém... sempre tenho paranoia por causa disso quando minha Candida aumenta e tenho que falar com pessoas. Também o sabor e cheiro da Candida não é nada agradável quando está desenvolvida suficiente para conseguir sentir sua actividade através desses sentidos. Sinto-a fermentar cá dentro e vem o cheiro e sabor dessa fermentação e mesmo a língua sabe diferente.

Já vi algumas fotos de diagnosticados seropositivos com Candidíase Sistémica e fonix que era horrível. Parecia aqueles com lepra, escorbuto ou alguma doença espacial em que um organismo vivo se reproduz no corpo até o consumir. Acredito que a Candida o faria se pudesse e estou a imaginar um ser humano cheio de fungos brancos amarelados por todo o corpo, já mais fungo que humano, como já vi em muitos filmes. Ás vezes assusto-me um bocado mas sei sempre que quando quiser posso fazer o tratamento de forma correta e curar minha Candidíase ou voltar aos tratamentos naturais ou não que inibem, retardam, minimizam... a Candida.

Somos um Universo incrível de vida e vidas que interagem entre si num equilíbrio perfeito para que possamos usufruir da melhor forma possível esta experiência humana que insistimos em caotizar em vez de ordenar e equilibrar. Sem equilíbrio tem Candida. Sem alimentação equilibrada tem Candida. Sem medicação equilibrada tem Candida.

Estou certo que o mercúrio teve papel preponderante em minha Candidíase. O mercúrio de dentes chumbados que fui perdendo ao longo do tempo incluindo ter engolido alguns durante extrações. O mercúrio que não sei se já é proíbido mas no minimo é pouco recomendável e pouco ou nada usado actualmente no ocidente pelo alto grau de toxicidade que tem e doenças que provoca incluindo a nossa Candida Branca Flor.
Também o flúor e aluminio tiveram seu papel. Quanta pasta de dentes engoli eu... quando hoje... é considerado veneno uma colher de chá de pasta de dentes e deve-se ligar para o centro de venenos se engolir uma quantidade habitualmente usada para lavar os dentes. O flúor é sub produto da escória de alumínio e do lixo da indústria de aluminio que infestou nossas casas com panelas, recipientes, sacos, caixas, papel, tudo e mais alguma coisa em aluminio.

Pasta de dentes agora só sem fluor e quem tem problemas de imunidade e candidíase não pense muito e mude já para pasta de dentes sem flúor e para panelas sem aluminio. Se tem crianças, as pastas de dentes para crianças tem menos flúor mas são perigosas igualmente. Aproveite e faça um favor a seus filhos mudando para pasta sem flúor. Eu uso uma que se chama AloeDent, passo a publicidade, que é muito agradável, além de ter propriedades anti bacterianas e anti fungicas. Em Portugal tem também a famosa Couto marca registada portuguesa que sobreviveu para meu espanto e satisfação :) mas na verdade parece pasta normal de mentol apenas que não tem flúor. É demasiada a investigação que diz flúor=veneno para continuarmos a usá-lo.

Aos poucos vou percebendo onde estão os tóxicos e aos poucos vão aparecendo estudos sobre a Candidíase que nos levam para muitas áreas e suposições. As ligações entre a Candida, HIV, Cancro, Imuno Deficiência e outras doenças têm gerado controvérsias e cada vez mais investigação que esperemos traga novidades produtivas.

Candida Albicans, Candidiase: Causas e Tratamento

Escrito por amalux DC on 6:17 da manhã

" CANDIDÍASE

Nunca ouviu falar nisso antes? Mas já sentiu, com certeza, pois quase toda mulher sofreu pelo menos um ataque de monília na vida - aquele corrimento que coça infernalmente e tem aspecto de leite talhado. Quem o produz é um fermento que atende por Candida albicans, mora nas nossas entranhas e aproveita qualquer oportunidade para se multiplicar, produzindo corrimento, sapinho e assadura. Só que, se a sua imunidade estiver baixa e a alimentação pobre, a cândida prolifera a ponto de se espalhar pelo organismo todo, provocando alergias, dores abdominais, garganta seca, insônia, queda de cabelo, estragos nas unhas, enxaqueca, hipoglicemia e mil coisas mais. É a candidíase polissistêmica, e significa que você entrou numa fria.

Trata daqui e dali, toma isto e aquilo, passa e bota e aplica esta e aquela e a outra, e a cândida pula que nem pipoca: aqui, ali, acolá. Incógnita. Ninguém sabe, ninguém viu, tudo parece outra coisa. A enxaqueca deve ser do fígado, o corrimento é culpa dos hormônios, a cólica e os gases vêm de alguma coisa que você comeu, a alergia é de família. Assim vai se instalando um inferninho particular que deixa você indisposta e com fama de hipocondríaca. Fora o fato de que uma candidíase pode botar o seu tesão a nocaute e mil grilos na cuca da pessoa amada!

- Ah, mas eu nem tenho corrimento..., diz você. Não? Nem precisa. Vaginite é apenas um dos sintomas visíveis da cândida. Veja os outros:

no sistema gastrointestinal dá sapinho, flatulência, gases, cólicas, cólon irritável, coceira ou queimação anal, intestino irregular, garganta seca

no sistema geniturinário dá vaginite e infecções das vias urinárias

no sistema endócrino mexe com a menstruação das formas mais diversas

no sistema nervoso dá depressão, irritabilidade, insônia e dificuldade de concentração

no sistema imunológico dá alergia, sensibilidade a produtos químicos e função imunológica diminuída e de modo geral está ligada a fadiga crônica, falta de energia, mal-estar e perda da libido.

Quem são as vítimas prediletas: mulheres, 60% dos casos; homens, 20%; crianças de ambos os sexos, 20%. Ou seja, nós garotas somos a esmagadora maioria, o que se atribui à maior complexidade do nosso sistema hormonal.

Quais os fatores que predispõem à coisa? Antibióticos, pílulas anticoncepcionais, corticosteróides, drogas contra úlceras; insuficiência de secreções digestivas, de enzimas pancreáticas e de substâncias que promovem o fluxo de bile; insuficiência hepática; excesso de açúcar e álcool na dieta.

Diagnóstico: dificílimo, exatamente porque os sintomas confundem o raciocínio das médicas. Claro que você pode fazer um exame de fezes que procure a cândida e testes cutâneos e sanguíneos para ver se há sinal de anticorpos. Mas pode ganhar tempo respondendo aos questionários da página 219, que traçam um histórico da sua saúde e estabelecem um perfil sobre o qual você e sua médica podem começar a conversa.

COMO TRATAR?

O tratamento deve fazer três coisas: controlar a exuberância da cândida, matar os fungos que se espalharam pelo corpo e fortalecer o seu sistema imunológico para que ele volte a trabalhar direito.

A cândida sobrevive basicamente dos açúcares da nossa alimentação, e lambe os beiços cada vez que pode engolir uma celulazinha morta por falta de vitaminas e sais minerais. Seu ideal é que a gente tome refrigerantes de manhã, almoce sanduíche e sorvete, jante biscoitos com queijo e coma mil balas, biscoitos e chocolates nos intervalos. Como esse tipo de comida desnutre, vamos matando células - que a cândida, glup!, engole para ficar bela e prolífica. Portanto, para começar a se livrar dela você tem que se fortalecer e deve evitar durante algum tempo: açúcar, pão, bolo, biscoito, gordura, queijos fermentados, cereais refinados e suas farinhas, batatas de todos os tipos, nozes, frutas secas, frutas doces, suco de laranja, vinagre, qualquer coisa que contenha fermento, levedo de cerveja, bebidas alcoólicas, chocolate, café, chá preto...

MAS O QUE É QUE EU VOU COMER?

carnes de todos os tipos, mas prefira as brancas, de peixes e aves

de todos os tipos, mas prefira as brancas, de peixes e aves
ovos cozidos, quentes, pochês, mexidos com água, nunca fritos

vegetais sem amido: cenoura, abóbora, nabo comprido, rabanete, chuchu, vagem, quiabo, jiló, maxixe, pepino, aipo, celeríaco (raiz-de-aipo), funcho, cebola, alho, gengibre, alho-poró, brotos de alfafa, de feijão, de bambu, tomate (descasque! 50 pulverizações de inseticida por safra), pimentões e berinjelas (com moderação)... e todas as folhas: repolho, acelga, couve, chicória, alface, agrião, caruru, espinafre... e
algas marinhas, que, além de muito nutritivas, rejuvenescem e matam fungos!

Candidíase, hipoglicemia e hipotiroidismo também podem estar ligados à carência de um poderoso fator de equilíbrio para a saúde: iodo.
Iodo é um mineral especialmente concentrado nos hormônios da tireóide, que controlam a taxa metabólica, o crescimento, a reprodução, a formação de células sanguíneas, as funções nervosas e musculares e a temperatura corporal. Como a distribuição de iodo no meio ambiente é desigual, certas áreas, sobretudo as mais distantes do mar, produzem alimentos que não fornecem iodo em quantidade suficiente ao ser humano; isso gera doenças características de disfunção da tireóide, como bócio, ou papada, e retardamento mental; por isso decidiu-se acrescentar iodo ao sal de cozinha. Em 1983 havia 400 milhões de pessoas com carência de iodo nas regiões mais pobres do mundo, e 112 milhões nas regiões mais ricas. Por outro lado, doses excessivas de iodo também podem deprimir a atividade da tireóide, produzindo sintomas semelhantes aos da carência. SINAIS DE ALARME: fome descontrolada, aumento de peso, ansiedade, taquicardia, suores, proeminência dos olhos.

A recomendação diária para iodo é de 0.15 a 0.20 mg. Mas pesquisadores atentos como o professor José Luiz Garcia, de SP, observam que a dose satisfatória de iodo na alimentação deveria ser pautada pelo consumo japonês, que é quase 100 vezes isso: 15 a 18 mg de iodo diários.

Essa alta dosagem pode ser facilmente obtida pelo consumo diário de algas kombu, ágar-ágar, arame ou hijiki (veja receita abaixo). Corresponde a 2 a 3 gotas de iodo em solução de Lugol (5% de iodo, 10% de iodeto de potássio e 85% de água).

O iodo é um poderoso fungicida, e a alga kombu também. Daí sua extrema importância na candidíase.

AS FONTES ALIMENTARES MAIS RICAS EM IODO
medida peso alimento mg
10 g ALGA KOMBU (LAMINARIA SP.) 19.0 a 47.0
10 g ALGA ÁGAR-ÁGAR (GELIDIUM SP.) 16.0
10 g ALGA ARAME (EISENIA BICYCLIS) 10.0 a 56.0
10 g ALGA HIJIKI (HIZIKIA FUSIFORME) 4.0
10 g ALGA WAKAME (UNDARIA PINNATIFIDA) 1.8 a 3.5
100 g CHONDRUS OCELLATUS 1.0
100 g ALGA NORI (PORPHYRA TENERA) 0.5
1 c chá 6 g SAL IODADO 0.4
100 g MARISCOS/MOLUSCOS 0.3
100 g CRUSTÁCEOS 0.2
100 g HADDOCK 0.14 a 0.2
1 c chá 6 g SAL COMUM .1

RADIATIVIDADE: Níveis ótimos de iodo evitam que o radiativo iodo-131 se instale na tireóide e nos órgãos reprodutivos.

Uma boa forma de consumir alga kombu: corte com uma tesoura um pedaço de mais ou menos 3 x 3 cm de alga kombu e limpe com um pincel para tirar resíduos. Não se incomode com a poeirinha esbranquiçada que ela tem, são sais. Ponha de molho em 1/2 copo de água sem cloro (mineral ou de fonte). Em 60 minutos a água vai estar esverdeada. Retire a alga, aqueça o caldo e beba. Pique a alga em pedacinhos miúdos e misture no feijão, no arroz, no refogado. O alho ligeiramente refogado em azeite ajuda muito a melhorar seu sabor.
Algas arame e hijiki devem ser lavadas rapidamente sob a torneira, dentro de uma peneirinha, ficam de molho meia hora em pouquinha água e podem ser refogadas como qualquer outro vegetal.

voltando à dieta:

pode incluir na refeição duas ou 3 colheres de arroz integral, se der muita vontade, mas aí o tratamento é mais lento. Painço, por ser mais alcalino, é um cereal mais indicado para esse quadro.

frutas só as menos doces - goiaba, tamarindo, melancia, pêra, e assim mesmo só no intervalo entre as refeições, nunca de sobremesa; muito limão pra pingar na água, nas saladas e verduras

manteiga sem sal para colocar no seu ovinho e derreter sobre os seus legumes. A manteiga é tida pelos médicos ayurvedas como uma gordura de ótima qualidade, desde que, evidentemente, seja de boa procedência e não esteja rançosa - só compre fresquinha e guarde na geladeira, numa embalagem que impeça a entrada de ar e o contato com a luz. Se a sua taxa de colesterol for alta, esta dieta provavelmente vai fazer com que ela desça a níveis normais: açúcar e frutose são mais formadores de colesterol no sangue que o próprio colesterol dos ovos e da manteiga

óleo virgem de coco em vez de manteiga: contém ácido caprílico e muito ácido láurico, que combatem com eficácia qualquer fungo. Você pode importar (vários sites vendem, entre eles www.tropicaltraditions.com), comprar de um importador (0xx11-3873-9954) ou fazer em casa a partir de leite de coco fresco, que você deixa fermentar por 36 horas. O creme oleoso sobe, você retira com uma colher e leva ao fogo em banho-maria (uma vasilha com o creme dentro de uma panela com água) para ele acabar de "limpar". É útil inclusive para passar na vulva e na vagina.

pouco sal, já que sua dieta será muito rica em sódio devido às proteínas animais; não convém fazer retenção de líquidos por excesso de sal

pepino e melancia refrescam e ajudam o corpo a eliminar água, o que é ótimo, já que você precisa se desintoxicar. Depois de comer a melancia, corte a casca, ferva e tome como chá. É um poderoso diurético, tanto que não deve ser tomado à noite para não perturbar o sono

água, muita água, se possível de fonte, para você evitar a contaminação da que vem pelos canos e os fungos que talvez povoem a talha ou o filtro

chás para o fígado são essenciais, já que você está matando fungos a torto e a direito e é o fígado quem lida com os restos; camomila é especialmente indicada contra cândida

suplementos também são muito importantes, uma vez que a sua dieta será restrita; sua médica poderá lhe dizer a fórmula, que deve conter ferro, cobre, zinco e selênio quelados, complexo B (com ênfase na vitamina B6/piridoxina), vitaminas C, E e betacaroteno. A biotina, uma das vitaminas do complexo B, ajuda a evitar a conversão da levedura em fungo invasivo

pólen de abelhas contém muitos nutrientes, inclusive proteínas, e pode ser a base de um lanchinho: coma 1 colher de sopa, deixando dissolver devagar na boca

iogurte desnatado, natural, artesanal, que você pode comprar em embalagem de litro, se na embalagem estiver escrito "contém lactobacilos vivos", ou fazer em casa com leite desnatado e lactobacilos encontráveis em lojas de produtos naturais (Rich é uma boa marca, ou use as cápsulas importadas que contenham acidófilos e bífidus).

Iogurte não é coalhada
Coalhada é o leite cru que acidifica e coalha naturalmente,
quando deixado fora da geladeira, pela ação das bactérias do ar;
iogurte é feito do leite que se ferve
(mexendo sempre para não grudar na panela),
depois se deixa arrefecer até mais ou menos 50 graus
para então dissolver o pacotinho de lactobacilos.
Se você não tem um termômetro, pode medir
a temperatura com o dedo (lave o dedo!)
- o leite deve estar nem tão quente que queime o dedo,
nem tão morno que possa mexê-lo.
Ou seja, numa temperatura "esperta".
O resto da receita está na embalagem dos lactobacilos,
e de cada feitura de iogurte você guarda meia xícara
para inocular a próxima.
Olho vivo: iogurte comercial só serve se estiver escrito
que contém cultura viva de lactobacilos.
Yakult? Tem lactobacilos mas também tem tanto açúcar
que não adianta quase nada.

procure fazer 6 pequenas refeições ao longo do dia: desjejum, lanche, almoço, lanche, jantar, ceia. Coma pequenas quantidades para não sobrecarregar o sistema digestivo. Isso produziria muco, que os fungos adoram.

O QUE NÃO PODE COMER

açúcar e doces em geral, mel, melado, karo, maple, malte

pão, biscoito, torta, pastelaria, torrada, bolo e qualquer outro produto que leve farinha ou fermento

melões, bananas, maçã, uvas, manga, abacaxi e a maioria das frutas doces e ácidas

sucos de frutas, especialmente de laranja, e todos os que vêm em caixinhas, porque elas criam fungos por dentro

frutas secas (ameixa, damasco, tâmara, uvas-passas, banana-passa etc, que além de açúcar (frutose) sempre têm muito fungo (há monílias que reagem muito mais a tâmaras do que a sorvetes cremosos ou bombons)

nozes, castanhas e amêndoas em geral também têm muito fungo

amendoim, grande formador de cândida e possível portador de aflatoxina

vinagre de qualquer tipo

bebidas alcoólicas

leite, queijos, requeijão e creme de leite

batata-inglesa, batata-doce, batata-baroa, inhame, cará, aipim;
farinha de mandioca; milho verde; arroz branco, macarrão branco e outros alimentos ricos em amido, como cremogema, farinha de arroz, farinhas lácteas

beterraba também não pode, por causa do açúcar

produtos fermentados da soja - misso, shoyu, tempê, natô

frituras, empanados, gordura em geral

comidas que provoquem reações alérgicas em você, já que elas enfraquecem o sistema imunológico e assim abrem as portas para a cândida

café e chá preto, porque contêm cafeína e afetam o equilíbrio do açúcar no sangue; além disso, as folhas do chá preto são fermentadas

Por quanto tempo? Veja com sua médica. A idéia é não alimentar a cândida, mas também não podemos matar você de fome. E essa dieta dá fome, meninas, eu fiz.

O QUE MATA OS FUNGOS

ácido caprílico, ou caprilato de sódio, um ácido graxo natural, demonstrou capacidade de restaurar e manter um equilíbrio entre fermentos, bactérias e outros microrganismos no intestino grosso. Dosagem: 300 mg a 1 g junto com as refeições.


ou um ácido graxo natural, demonstrou capacidade de restaurar e manter um equilíbrio entre fermentos, bactérias e outros microrganismos no intestino grosso. Dosagem: 300 mg a 1 g junto com as refeições.
O valor do alho no combate à cândida foi comprovado em vários estudos, sendo até mais poderoso do que violeta genciana, nistatina e vários outros renomados fungicidas para uso tópico (dermatites, infestações nos pés, nas unhas, etc). Pode ser alho fresco, cru, mastigado ou amassadinho e incorporado à comida; ou extrato de alho envelhecido, que não deixa cheiro nem causa o desconforto digestivo que algumas pessoas sentem quando comem muito alho cru; ou ainda cápsulas de óleo de alho.
Cebola, cravo e raiz-forte têm efeito semelhante ao do alho, mas não tão incisivo. Gengibre, canela, romã, tomilho, melissa, camomila e alecrim também são úteis.

têm efeito semelhante ao do alho, mas não tão incisivo. também são úteis.
Lactobacilos de todos os tipos são importantíssimos para a recolonização da flora intestinal: controlam o crescimento dos bacilos, fermentos e micróbios nocivos através de uma produção própria de antibióticos naturais. Os principais são os lactobacilos bulgáricos, acidófilos e bífidos. Os bulgáricos são os que transformam o leite em iogurte; acidófilos, extremamente resistentes a todos os tipos de antibióticos sintéticos, você compra em cápsulas na farmácia, assim como os bífidos, ou faz de repolho, assim:

Lactobacilos de repolho
De manhã bater no liquidificador durante meio minuto, primeiro devagar depois em alta velocidade, 1 3/4 copos (420 ml) de água pura ou destilada com 3 copos (720 ml) de repolho cortado bem fininho e não muito apertado.

Colocar a mistura num vidro, cobrir com um pano fino e deixar à temperatura ambiente durante 72 horas; coar e jogar fora o bagaço. Do líquido, apelidado Rejuvelac, 1/4 de copo (60 ml) são o fermento: reservar.

Bater novamente no liquidificador 3 copos de repolho cortado fininho com 1 1/2 copo (360 ml) de água pura, colocar no vidro, juntar os 60 ml do primeiro Rejuvelac. Chacoalhar o vidro, cobrir e deixar à temperatura ambiente durante 24 horas (o processo vai mais rápido agora porque já tem o fermento).

Guardar o resto do Rejuvelac na geladeira e tomar 1/2 copo (120 ml) três vezes ao dia, junto com as refeições. Jogar fora qualquer resto de Rejuvelac depois de 24 horas.

Usar diariamente de um a três meses.

O sabor do bom Rejuvelac é ácido e ligeiramente gasoso, lembrando iogurte
natural ou água mineral gasosa forte.

Se o gosto for podre, jogue fora e comece de novo.

O chá feito da casca do pau-d'arco (Tecoma curialis), árvore que só dá nas nossas florestas tropicais, é coadjuvante no tratamento da candidíase. Não se espante se, após as primeiras xícaras, os sintomas piorarem - é uma reação natural que desaparece em poucos dias, e os depoimentos dão conta de que se segue um grande bem-estar físico e mental. O pau-d'arco é tido como poderoso e usado desde a civilização inca no combate às infecções e ao câncer. As pessoas quimicamente sensíveis suportam melhor a variedade Tecoma curialis do que a Tecoma conspicua. Dosagem: 15 a 20 gr da casca, fervida durante 15 minutos em meio litro d'água, 3 a 4 xícaras por dia. Nos Estados Unidos, onde já se tornou popular, o pau-d'arco é vendido também sob os nomes de taheebo e lapacho. Também vendem ipê-roxo (Tabebuia impetiginosa) como pau-d'arco.

Bérberis (Berberis vulgaris) também é um remédio popular antigo, valioso contra diarréias e infecções intestinais de qualquer tipo; sua atividade antibiótica está bem documentada, e sabe-se que normaliza a flora intestinal, eliminado agentes patogênicos e controlando o crescimento da cândida, mesmo após uso prolongado de antibióticos. Também é imunoestimulante, com ação específica sobre o fluxo de sangue para o baço, o que resulta num formidável aumento de substâncias que reforçam a imunidade. Além disso mostrou ser um poderoso ativador das células macrófagas, que destroem fungos, bactérias, vírus e células cancerosas. Outros remédios herbais com propriedades próximas às do Bérberis são a Hydrastis canadensis e o Berberis aquifolium. Dosagem mais usada: se for tintura, diluição 1:5, tome 1 colher de chá 3 vezes ao dia, em água. Tabletes homeopáticos ou gotas de Bérberis 3x, cinco de 8 em 8 horas.

O QUE FECHA O CORPO

Se você fosse uma casa, o sistema imunológico seria ao mesmo tempo portão, cerca, tinta, verniz, telhado, janela, cachorro bravo, alarme, grama, jardineiro, árvores, poço, chave, luz - tudo o que protege a casa permitindo que ela funcione. A imagem do cão de guarda combina. Os pedestres pacíficos ele só olha com o rabo do olho. Aos barulhentos ele reage latindo e rosnando. Os que ousam invadir, ele morde.

A imunidade ainda é um cestinho de perguntas sem resposta para a medicina ocidental. Anatomicamente ela depende de glândulas, gânglios, células e fluidos que limpam o organismo e reciclam nossa matéria orgânica. Quimicamente ela pode ser reforçada ou arrasada por substâncias as mais diversas, inclusive algumas que produzimos dentro do corpo sem saber. Por exemplo: se eu como muito chocolate fico cansada, mas a culpa não me deixa descansar, então começo a arranjar coisas para fazer quando na verdade não queria fazer nada. O chocolate, o cansaço e o stress de não descansar provocam mais oxidação no organismo, donde mais cansaço, irritabilidade, mau humor, desejo de compensações... Isso tudo vai abrindo brechas na cerca da casa, raspando a tinta, quebrando as telhas, deixando o cão sonolento... e no dia seguinte acordo com herpes.

COMO AUMENTAR A IMUNIDADE?

A imunidade faz parte da nossa energia vital. A gente ri, fala, chora, dorme, anda, tem fome, tem frio, e de alguma forma a imunidade está sempre envolvida. Por isso a medicina chinesa trata dela privilegiando alimentos e ervas que reforçam o princípio vital, o Chi e o sangue:
carne de galinha, codorna, ganso, tartaruga e boi;
rim de boi e carneiro;
fígado de boi, vitela, carneiro e porco;
leite cru de ovelha;
queijo fresco de vaca, cabra ou ovelha (mas quem tem candidíase, alergia, asma, coriza, sinusite e propensão ao câncer não deve comer laticínios);
ovo de galinha e pomba;
anchova, ostra;
germe de trigo, painço, cevada;
feijão azuki;
beterraba, nabo, inhame, batata-doce, berinjela;
repolho, agrião, espinafre, mostarda, cebolinha verde, coentro, hortelã, manjericão;
cebola, gengibre, noz-moscada, louro, erva-doce, orégano, sal, alcaparra;
castanha portuguesa, pêssego, uva.

E CONTRA CANDIDÍASE VAGINAL (MONÍLIA)?

A mucosa vaginal é habitada por muitos microrganismos, inclusive cândida, todos loucos para proliferar. A oportunidade acontece quando o pH da vagina perde sua acidez natural e se torna mais alcalino, coincidindo com desequilíbrios metabólicos ou hormonais, consumo de antibióticos de largo espectro, fragilidade imunitária, depressão, stress, incapacidade do organismo em lidar com açúcar ou álcool ou troca de parceria sexual.

O ataque de cândida nas partes mimosas é mais comum entre a ovulação e a menstruação, mas pode acontecer a qualquer momento. Se costuma vir depois de uma relação sexual, o jeito é usar ducha ou óvulo para acidificar o ambiente: como o sêmen é alcalino, eleva o pH da mucosa vaginal por oito horas e isso pode ser o suficiente para fazer a infecção.

ducha com vinagre
alivia coceira e queimação, e deve ser
completada por uma aplicação vaginal de iogurte natural
ou de lactobacilos em cápsulas para fornecer defesas à flora;
pode repetir a cada três horas, se for o caso.

lactobacilos acidófilos
você compra em cápsulas nas vitamin shops da vida
e coloca o conteúdo de duas cápsulas na vagina, à noite;
de manhã faz uma ducha de vinagre ou argila,
ou de água morna com uma cápsula de ácido bórico
durante o dia; repetir durante três a quatro dias

óleo virgem de coco, que também é um bom lubrificante - e maravilhoso para usar na pele e no cabelo

compressa de alho:
ponha meio litro de água no fogo; esmague uma cabeça de alho,
embrulhe num pedacinho de gaze ou pano de fralda, amarrando bem;
quando a água estiver quase fervendo,
ponha essa trouxinha de alho dentro dela, apague o fogo e tampe.
Embrulhe a panela em jornais e/ou panos,
para que ela conserve o calor, e leve para o banheiro.
Se você tiver uma garrafa térmica normalmente usada
para sopas e caldos, pode fazer a infusão dentro dela.

Agora, sentada no vaso ou no bidê,
molhe um bom chumaço de algodão
nessa infusão de alho bem quente e aplique na vulva,
mantendo-o lá até sentir que amornou.
Repita a operação várias vezes, sempre trocando o algodão,
enquanto a água estiver bem quente.

Homeopatia:
óvulos de Hydrastis, melissa, manjericão ou calêndula
Ducha com Tília europa
Para tomar: Kreosotum, Lilium tiglinum,
Caladium, Cantharis

PARA ENTENDER MAIS

A Candida albicans é um organismo que pode existir de duas formas. Uma é o fermento, que se reproduz ativamente através da fermentação dos açúcares presentes no estômago e nos intestinos. Outra é o micélio, parte do fungo que invade as células e os sistemas do corpo, deixando toxinas que provocam reação das células imunológicas - ou, em outros termos, produzindo antígenos que formam anticorpos. Isso resulta em stress metabólico, deficiências nutricionais e insuficiência hepática, provocando e desgastando o sistema imune e confundindo a ação de enzimas e hormônios essenciais para a vida normal.

Uma forma de evitar a conversão dos fermentos em micélios
é comer alimentos muito ricos em biotina,
vitamina do complexo B presente principalmente no fígado de galinha
(100mcg/50g), na farinha de soja (60 a 70mcg/100g),
fígado e rins de boi (30 a 40mcg/100g)
e gema de ovo (16 mcg/1 gema).
A absorção da biotina é reduzida ou impedida
pela presença de álcool, avidina (proteína da clara crua do ovo),
cafeína, drogas à base de sulfa e radicais livres.

Enzimas são proteínas responsáveis pela maioria das reações químicas que acontecem o tempo todo no organismo. Hormônios são mensageiros que as glândulas mandam para modificar a atuação das células. Pois bem, a cândida consegue construir moléculas parecidíssimas com as moléculas hormonais, fazendo falhar as enzimas, alterando todos os sistemas orgânicos e gerando os sintomas mais inesperados. Por exemplo, você leu lá atrás sobre a síndrome pré-menstrual e viu que ela melhora muito com suplementos de vitamina B6. Não porque a B6 tenha alguma coisa especial com menstruação, mas porque todas as nossas células dependem de B6. E quem tirou a B6 que estava ali? A toxina da cândida. Você leu sobre hipoglicemia agora mesmo. Então, pasme: as toxinas da cândida impedem que a glicose seja processada de modo eficiente, e como todas as nossas células dependem da glicose, ter cândida é praticamente a mesma coisa que ter hipoglicemia!

Uma das coisas mais curiosas que as canditoxinas podem aprontar é que de repente você sente embriaguez sem ter bebido uma gota sequer de álcool. Como assim? Simples: afinal, ela é um fermento com a mesma capacidade dos que produzem vinho, uísque, cachaça. Você come frutas, ela fermenta a frutose e abastece o alambique; você come doces, ela fermenta a sacarose; você come cereais, e lá vai ela fabricar uísque nacional. No mínimo isso dá sonolência e dificuldade de concentração depois de comer, mesmo que você esteja na mais romântica das alcovas com o ser amado. Tem gente que começa a esquecer as coisas, falar enrolado, andar sem firmeza, parecendo que bebeu demais... E qualquer esforço no sentido de manter a consciência dá um cansaço enorme. O caso é dormir porque a intoxicação alcoólica já pôs o fígado a nocaute. Assim: o fígado tem uma camadinha de células, ditas de Kupffer, que constituem 90% das macrófagas do corpo. São elas que assimilam e neutralizam as toxinas que vêm do intestino junto com os nutrientes. O álcool entorpece as pequeninas Kupffer de tal modo que elas não conseguem trabalhar, e o sangue intestinal passa à corrente sanguínea sem ser filtrado. E esse álcool tanto pode ser o da garrafa quanto o endógeno, que se produz pela fermentação interna na maior inocência, na maior candidez... "

Bibliografia e fontes: The Missing Diagnosis, C. Orian Truss, P.O. Box 26508, Birmingham, Alabama, 1983. The Yeast Syndrome, John Parks Trowbridge, MD, and Morton Walker, DPM, Bantam Books, NY, 1986. The Candida Albicans Yeast-Free Cookbook, Pat Connolly & alter, Keats Publishing, Connecticut,1985. The Yeast Connection, William G. Crook, M.D., Professional Books, P.O.Box 3246, Jackson, Tennessee 38303, USA, 1993. Linus Pauling Institute of Science and Medicine, 440 Page Mill Road, Palo Alto, CA 94306. Price-Pottenger Nutrition Foundation, 5871 El Cajon Boulevard, San Diego, CA 92115.

Capítulo integral do livro Só Para Mulheres, de Sonia Hirsch


in: http://correcotia.com/mulheres/candidiase.htm

Candidiase - Candidas , como vencer naturalmente

Escrito por amalux DC on 6:16 da manhã

" Candidiase - Candidas , como vencer naturalmente

A Cândida Albicans e a Cândida Tropical, ou simplesmente Candidíase são os nomes que recebem as leveduras comuns que as vezes se encontram no intestino e em certas membranas mucosas, por exemplo na garganta. Todo mundo tem Cândida no corpo, de certo modo: já nascemos com ela!A candidiase é certamente uma doença moderna, como resultado de certas inovações médicas moernas tais como os antibióticos e a pílula anticocepcional e uma dieta demasiadamente “civilizada” de comida excessivamente rerfinada e muitos doces. Nos círculos naturopáticos esta doença é denominada de “doença dos doces”.Por Stephen Bryrnes, N.D.,R.N.C.P.Candidiase - Candidas , como vencer naturalmente
A Conquista da Candidíase , Naturamente
Por Stephen Bryrnes, N.D.,R.N.C.P.


A Cândida Albicans e a Cândida Tropical, ou simplesmente Candidíase são os nomes que recebem as leveduras comuns que as vezes se encontram no intestino e em certas membranas mucosas, por exemplo na garganta. Todo mundo tem Cândida no corpo, de certo modo: já nascemos com ela!

O pesadelo do crescimento (incontrolado) da Candida.

A levedura Cândida, em geral, pode viver perfeitamente em paz entre a fauna intestinal, como por exemplo as bactérias acidophilus e bífidus, são precisamente estes residentes bacteriológicos que tem a cândida sob controle, prevenindo seu crescimento excessivo. A função da levedura Cândida no corpo é principalmente eliminar qualquer resto de comida corrompida que existe em nosso sistema digestivo (isto causado principalmente pela má digestão e devido aos ácidos nos estômago). E evitar assim que qualquer bactéria daninha possa causar leveduras (ou fungos) que a multiplicação possa ser objeto de ameaça para nossa saúde. Uma vez mortos, a Candida trabalha descompondo o corpo, alimentando-se da natureza já morta, algo assim como atuam os fungos, mofos, etc. Em um arbusto caído e morto.

A Candida esta constantemente associada como uma bactéria “boa” ou “benéfica” gastrointestinal do sistema imunológico. Porém os problemas podem começar quando certas condições estão presentes. É na presença destas condições que a Cândida pode começar a crescer sem nenhum controle nos intestinos, ramificando-se e colonizando todo o canal intestinal. Durante este processo, a Candidíase pode chegar a “devorar” as paredes do intestino, agregar-se a corrente sanguínea e infiltrar-se em outros tecidos. A levedura de modo geral benéfica pode causar uma variedade de problemas de saúde sem nenhuma conexão aparente. Esta patologia é conhecida com o nome de Candidíase Sistemática.

Causas e Sintomas

A candidíase como tal, não foi reconhecida ou definida até os anos oitenta, principalmente porque os sintomas eram de uma natureza muito variada e duplos como os de outras doenças, levando os médicos a crer que o paciente sofria de, por exemplo, sinusite, em vez de realmente
Candidíaseuma filtração de leveduras nas fossas nasais. De maneira adicional, já que uma das principais origens da candidíase são precisamente os antibióticos prescritos pelos médicos e que matam, por sua vez, a bactéria “benéfica” intestinal que serve para controlar a Cândida, os profissionais médicos, provavelmente eram um pouco reacionários no princípio em admitir a existência desta doença.

Os diagnósticos da cândida estava limitado a suas manifestações mais visíveis, por exemplo, infecções (de leveduras) vaginais e orais. O tratamento era dirigido a erradicar essas mesmas condições sem que se tentasse erradicar o que era na realidade a raiz do problema e muito mais grave, a infecção em si.

Os sintomas da candidíase em um nível de segurança varia de pessoa para pessoa, porém os principais são: fadiga crônica, especialmente depois de comer, depressão, vontade de comer alimentos como pães e doces (a levedura adoram doces), troca de humor extremos, sentimentos de raiva (e agressividade), especialmente depois de comer alguma comida doce, sentir-se “embriagado” depois de comer uma comida com grandes concentrações de carbohidratos, o elemento para o desenvolvimento da cândida é álcool: hipoglycemia, mucosidade excessiva na garganta , nariz e pulões, infecções de fungos na pelo (pés de atleta, fungos variados) infecções vaginais e orais, diarréias, perda de memória , ou lapsos de tempo, sentir como “zumby”, sensação de inchasso e gazes após as refeições.

Além destes sintomas se pode experimentar hinchasso no sistema linfático, dores do tipo menstrual, suores noturnos, dores no peito e articulações, perda de memória, pouca cordenação, visão ofuscada, dores de cabeça , insônia, alergia a comidas são bastante comum. A pessoa tende a estar muito sensível particularmente em condições ambientais de umidade (mofo) e as vezes, a humidade que deixam as colônias, perfumes até o fumo do tabaco, tendo em conta de que a cândida pode filtrar-se através do conal urinário, pode as vezes causar infecções graves nos rins, cistites e prostatites.

Também é verdade que estes sintomas podem indicar outros tipos de doença, se certos fatores estão presentes no histórico médico do indivíduo, os sintomas podem muito bem pertencer a um crescimento da cândida. Estes fatores são:

1. O prolongado e repetitivo abuso de antibióticos, medicamentos com corticóide e a pílula anticocepcional usada no passado.
2. Uma dieta concentrada de açúcar branco, os quais fazem aque a cândida se prolifere e
3. uma pré-existente supressão do sistema imunológico causada pelo abuso de álcool e drogas ,tranfusões de sangue e seus derivados, doenças debilitantes, transplantes de órgãos ou quimioterapia. Estes três pontos não são necessários para causar a cândida. As vontades de comer algo doce podem também ser o detonador assim como também os antibióticos.
Estar grávida também predispõe muitas mulheres a esta condição já que altera o delicado equilíbrio do P.H. e no nível hormonal, tem que ter em conta que a levedura cândida frutifica no meio alcalino.

Fatores contribuintes podem ser (1) baixa acides do estômago que pode contribuir comidas mal digeridas e (2) infrecuntes movimentos do intestino, os quais fazem que se retenham por um período demasiado longo das substâncias de evacuação dentro do intestino: estas condições fazem que a cândida frutifique.

Uma doença do século Vinte

A candidiase é certamente uma doença moderna, como resultado de certas inovações médicas moermnas tais como os antibióticos e a pírula anticocepcional e uma dieta demasiadamente “civilizada” de comida excessivamente rerfinada e muitos doces. Nos círculos naturopáticos esta doença é denominada de “doença dos doces”.

Como é sabido, os carbohidratos, inclusive os mais completos, normalmente se rompem na molécula de flucosa (açúcar) dentro do canal digestivo e o aç~ucar, como já sabemos agora, alimenta a cândida. Também seria melhor não comer em excesso de comidas ricas em vegetais leguminosos como são as batatas doces......
As pessoas são sensíveis a diferentes coisas. Eu trabalho com pacientes que odem tolerar o trigo, apesar de ter problemas com a cândida. Cada um conhece seu corpo e realmente é o melhor guia para saber que produtos evitar. Porém como regra geral, tudo o que contenha açúcar deveria ser evitado.

Devido as restrições (proibições), as vezes algumas pessoas podem pensar “ E que é o que se pode come?”. Tem uma lista no final deste artigo que pode ajudar a selecionar a comida e receitas. Dentro do lado positivo, e se não existe reações alérgicas, se pode comer de tudo o seguinte: peixes , aves, carne, todos os vegetais, arroz integral, ovos, frutas secas, menos as frutas cristalizadas ou em caldas, chás de ervas, legumes secos, lentilhas, leite de cabra, trigo sarraceno, aveia, etc.

É bom checar sempre as etiquetas dos alimentos nas gôndolas dos supermercados destinados aos dietéticos para encontrar tipos de pães que não contenham açúcar .

*os produtos marcados com asterísticos são produtos que devem ser ingeridos com moderação. Para ajudar a digestão todas as frutas secas, grãos e sementes devem ficar pelo menos sete horas de molho antes de ser comidos. O manejamento deste alimentos inibe o processo de germinação que é quando os inibidores começam a “romper” as enzimas e os phytates que se encontram neste tipo de comida.

Contrariamente ao que popularmente se pensa, a comida que tem levedura se pode comer, sempre e quando não existam problemas alérgicos. A levedura Brewers (Brewer´s Yeast), por exemplo, é muito boa nutricionalmente falando e é um tipo de comida que é boa para melhorar (estimular) o sistema imunológico, também pode ser tomada como doses suplemnetares em caso de estar recuperando-se de alguma doença.

Quando os sintomas desaparecem, pode se , tendo cuidado, voltar a introduzir a comida não recomendada, um artigo de cad vez e aos poucos. É melhor não comer nenhum tipo de produto que contenha açúcar refinado pelo menos nos 6 meses depois da recuperação.
Uma vez tido candidíase fica se propenso a te-la em outras ocasiões, assim que tem que ir com cuidade até que esteja melhor. Ser indulgente consigo mesmo com este tipo de comida é algo que pessoalmente não posso dizer que valha a pena.

Ervas e Suprimentos.

A Seguinte classificação das ervas podem ser de ajuda:

O alho, por si só é um poderoso componente antifungo (fungicida) e estimulante do sistema imunológico. O alhjo pode ajudar entre outras coisas no tema do estreñimiento,l gases, mucosidade excessiva e também na limpeza dos sangue. É um antiparasitário e também hipotensivo.m Algumas pessoas são sensíveis ao alho, e neste caso é melhor toma-lo em doses pequenas para saber que efeitos secundários podem ter.
Se não houver nenhum o melhor é incluindo generosamente em cada dieta de cada dia. Se preferir pode ser ingerido em cápsulas, melhor encontrada do tipo recobertas porá assegurar-se de que o alho começa a liberar-se da cápsula somente quando estiver no intestino que é onde se encontra a cândida.

Goldem Seal (sello Dorado), Barberry, Raiz de uvas do Oregon, estas ervas podem ser letais para a candidíase, berverine é um poderoso estimuante do sistema imunológico. Melhor não usar Goldem Seal em excesso, já que pode irritar o fígado. ´[E melhor toma-lo durante duas semans e guardar outra de repouso. Rodas estas hervas podem ser utilizadas para ajudar na digestão. Goldem Seal pode ser aplicada para eliminar lombrigas, e em forma de chá par curar o pé de atleta. Estas três ervas são excelentes para limpar o canal uninário de problemas já que são diuréticos, antivactericidas e anfi-fungos (fungicidas). O Wormwood, Golden Seal e o Barberry não devem ser ingeridos por mulheres grávidas.

A raiz de regaliz, ainda que não sendo anti-mofo, vai muito bem para suavizar o intestino inflamado, algo muito comum com cândida, o qul ajudará a prevenir a má absorção dos alimentos nutritivos e também no que se refere a alergias a certos alimentos.
A regaliz tonifica as glândulas adrenalinas e ajuda a regular a glucosa no sangue, controlando o desejo de comer doces. Esta erva é excelente para a mucosidade exvessiva, .....Astragalus é uma erva muito popular na China, é excelente para a estimulação do sistema imunológico e é essencial para recuperar-se de um ataque de candidíase ou qualquer outra condição infecciosa.

O Aloe Vera pode ser aplicado se esta sofrendo de infecções de fungos nos pés. Este gel tan fresco, é muito efectivo contra as lombrigas, e pé de atleta (em geral infecções de fundos nos pés), também serve de ajuda com unha que tenha sido danificada e esta podre. Pode-se usar em frascos ou também encontrar folhas frescas.

Outra erva importante são os cravos, o ginseng (todas as suas variedades), pau dágua e a canela. Para tomar as doses corretas, melhor ler as as bulas nos frascos, porém se podem tomar dosis altas sem que isto suponha umperido de toxidaade, execto para mulheres grávidas, como foi dito anteriormente.

O azeite da árvore do chá da Austrália e Nova Zelândia, é realmente devastador para os ataques de cândida e pode ser usado com a condição do pé de atleta, e outros ataques de fungos. Também podeser usado como enchaguante e como ducha nas partes baixas, misturadsas com água e pode ser também tomado internamente de 3 a 4 gotas, 3 vezes ao dia, (porém sem exceder esta dose). O único que se tem que ter escrito nas bulas não seja lido: “somente para uso externo”.

O ácido caprílico, uma cadeia curta de ácidos graxos, é muito efectiva contra a candidíase e por sorte se pode comprar nas farmácias dietéticas. Melhor tentar encontrar uma com uma formula de fácil para diluição, de 300-500 mg a 1000 mg, a ser tomado com cada refeição.
Colloidal Silver (Planta Coloidal) e o novo extrato de óleo de oliva são bons agentes antifungicidas e são letais para a cândida. Ainda que bastante caros, meus clientes tem obtido excelentes resultados com estes produtos. Tentar encontrar o suprimento de planta de 40 p´pm com uma medida de micras de não mais de 0,001. Seguir as instruções corretamente das bulas dos produtos para as doses corretas.

O oxigênio é também um componente antifungicida. Tomando produtos de oxigênio estabilizadores, tais como as combinações de peróxido com sabores , as quais se encontram também nas lojas de produtos dietéticos, pude também ser empregado para a recuperação.

O último no tratamento dos ataques da candidiase são os azeites de .....de ácido entérico, tais como o azeite de orégano, de menta piperina, e o de Romero são muito podderosos contra cândida. Algumas companhias já tem introduzido ultimamente no mercado formulas destes azeites para ser tomados para este propósito.
O azeite de orégano se crê que é 100 vezes mais forte que o ácido Caprílico. Melhor preparar-se para uma diarréia bastante explosiva quando se toma este produto, já que quando as células da levedura morrem, o corpo tem um esforço para expeli-la rapidamente.

Com toda seriedade, candidiase é uma condição muito séria por duas razões diferentes:
1. A miúdo passa desapercebido e não é diagnosticada , o qual ajuda a levedura a crescer sem nenhum trabalho e
2. pelos números sintomas que apresente, o que faz é causar muito estresse ao sistema imunológico, forçando-o a que se enfrente, não somente a infecção de levedura, porém a todas as outras condições que esta mesma infecção causa.

Pode muito bem produzir um círculo vicioso: a pessoa cai já debilitada por um problema causado pela cândida, por exemplo cistite, indo ao médico que lhe prescreverá antibióticos.
A medicina em si matará mais as bactérias benéficas do intestino que controla a candidíase, fazendo precisamente que se extenda mais, o qual levará a mais infecções por sua vez e a tomar mais antibióticos, etc.
Em sua forma mais destrutiva, a cândida pode levar a causar danos (extenuar) as glândulas adrenalinas, as quais podem produzir a doença de Addison, a qual pode interfeir na digestão e pode levar a causar tantos problemas que praticamente nenhum componente nutritivo da comida é absorvido pelo sistema e pode levar a infestar, com o conseqüente preigo de vida, dos órgãos vitais e o cérebro.

Tratamento e Recuperação

O tratamento médico alop´[atiço (ortodoxo) usam para curar a candidiase os medicamentos Nistatim, um produto que inibe o crescimento de problemas de leveduras do tipo da cândida. Outros dois medicamentos muito populares são o Nizoral e Fluconazol. Ainda é verdade que estes dois medicamentos curam a cândida, também é certo que não uncionam sempre devido a habilidade que a cândida tem para mutar em direferentes formas para a resistência aos medicamentos, tampouco previvem contra sucessivos ataques de cândida.

As terapias naturais são as armas mais potentes e efectivas que se tem contra esta doenã e a recuperação dura de 6 a 12 meses (inclusive mais, dependendo do tempo que se tem tido a doença e o grau dos sintomas. Isto pode parecer um tempo muito longo, porém tem que ter se em conta queuma vez a cândida se colonizado no corpo, necessita-se bastante tempo para elimina-la. Agora veremos as diferentes maneiras mais efeticas que existem com as terapias naturais para lutar contra este adaptável e tenaz invasor.

Digestão

A chave para vencer a cândida consiste em limpar a fundo o sistema digestivo, o qual é a raiz do problema. Em geral, se tem que se levar em conta em não ter problemas de evacuação, para isto é necessário beber água ( de 4-5 copos ao dia) e se recomentda comer muita fibra. Beber muita água ajuda a eliminação das células mortas da levedura no sistema, uma vez que se começa a progredir no tratamento. Se a diarréia é o problema, a erva yellow Dock (amarilla..) e Psylium ( em forma de cápsulas ) podem melhorar a condição do colo. Estas duas ervas são em si muito boas para o rececamento, já que regulam o intestino, a erva Yellow Dock é também conhecida por suas propriedades como reconstituinte do sangue, muito boa para a anemia e os problemas associados a baixa quantidade de células brancas no organismo.
Assim se optam pela Yellow Dock, tem que assegurar-se de que se tomará separadamente de qualquer outra erva que contenha ácido tânico para não caudar problemas digestivos.
É bom tomar um suplemente de bactéria acidophilus com a dieta. Também a bactéria bífdos é essencial pra recolonizar de bactérias boas os intestinos. Ainda esta bactéria não eliminará a cândida por si , ao menos tem a propriedade de inibir seu crescimento e, além do que ajudará a limpar os intestinos, dificultando a sobrevivência da cândida.
É melhor tentar encontrar um suprimento de alta potência, feito com leite de vaca, desnatado e envasado a váculo e refrigerdo. É necessário uma boa quantidade deste tipo de suplemnteo para a recuperação e una vez já passado os sintomas, Os alimentos ricos em clorofila, como os vegetais de folhas verde e a alfafa também ajudam ao cresdcimento dos acidophius e evitam a reprodução da levedura.

Uma boa digestão é muito importante, já que nada é melhor para a cândida que encontrar restos de alimentos mal digeridos e em estados de decomposição. Se não se tem uma úlcera, se pode considerar tomar como suplemento uma enzima digestiva por exemplo em ácido hidroclorídrico (HCL), imediatamente antes ou depois de cada comida.

Assim se tiver uma úlcera, melhor optar por suplementeos enzimáticos degestivos que não econtenham HCL. Os suplementeos de plantas de tipo enzimáticos são excelentes. Pancretin y enzimas de plantas em geral podem ser tomadas entre comidas para evitar o crescimento da levedura.
O fato de tomar estas substâncias pode ajudar dramaticamente na luta contra a cândida e também limpará do estresse do pâncreas, o qual vem poderia estar um pouco afetado ao ter que fazer frente a hipoglicaemia causada pela cândida (assim se nota irritação no estômago quando se estão seno usados suplemente de HCL, o melhor é cortar as doses em seguida para prvenir um possível formação de úlcera).

Se os suplementos enzimáticos não se podem adquieri , uma chícar de chá de maças, justo antes ou depois de comer, estimulará a produção de HCL no estômago.

As maças também facilitarão a eliminação de gazes e a condição de sentir-se inchado e contem potentes compostas antcandida. Assim se tem um histórico de alergias, as ervas ragweed, hinojo, ou cardamano são bons substitutos. Outra erva a considerar para a digestão é o ajenjo (wormwood), esta erva, ainda que muito amarga, es provavelmente a melhor que tem para a digestão, estimulando a produção de HCL e de bílis. Os bons efeitos que tem em ejenjo incluem a eliminação de parasitas, gases , nervos e debilidade de estomacais. O extrato de ajenjo ou tintura podem ser encontrados em qualquer loja de dietéticos, se tem que tomar as doses recomendadas justamente antes das refeições, com um pouco de água.
Precaução : não se deve tomar se estiver grávida.

Tendo em conta que o fígado pode estar saturado com as toxinas produzidas pela cândida, já que este órgão encarregado de filtral o sangue, a limpeza deste órgão é essencial para uma boa recuperação. É bom tomar suplementos de ervas que favoreçam o fíogado, tais como raiz de dente de leão, Golden Seal, Ajenjo, Berberry Oregon grape root (raiz de uva Oregon) ou bayberry, são altamente recomendados. Uma vez mais lembrar que é muito importante tomar água em grandes quantidades para uma limpeza interna geral. Precaução: Goldem Seal não se deve tomar em caso de gravidez.

Dieta

Tendo-se em conta que a cândida adora os alimentos doces, devemos apagar da dieta um toas sus diferentes formas (dextrosa, sucarina, glucose, maltose, lactose, fructose).
Melhor dizer adeus a todos os tipos de frutas também, exceto as que contém um baixo grau de aç~ucar , tais como as pêras, cerejas, papayas, os quais se podem tomar com uma certa moderação. Também é bom conhecer bem os rótulos com os ingredientes nos produtos que se compram enlatados, para assegurar-se de que não contem açúcar (algo bastante difícil nestes dias).

A dieta é o melhor aliado contra a cândida, porém o mais frustrante é ter que deixar de lado certos alimentos, despedir do trigo, centeio, leite, queijo as bebidas alcólicas, bebidas com cafeína, as batatas, o mel , os champinhons e o vinagre, todos estes alimentes promovem o crescimento da levedura ono organismo ou pelo menos podem agravar a condição das colônias de leveduras já existentes. Se deve manter a comida bem tampada no refrigerador para prevenir a formação de fungos. Quando for comer fora de casa é bom perguntar como foi preparado o prato e pedir ao cozinheiro para não usar ingredientes tais como a salsa de soja e a maionese.

Em geral ,uma dieta baixa em carbohidratos é o melhor. Tomar suplementos de vitaminas y minerais é também uma boa idéia, não é suficiente pensar que se tomam já todos os ingreditentes nutriviso com as comidas, tomar suplemnteos também ajuda ao sistema imunológico a controlar possíveis infecções. As seguintes são as doses diárias de suplementos que sugiro. Para necessidades individuais é melhor ver o méico que realmente se propanha a entender o tema da candidiase emquanto se tem um novo ataque: vitamiona A (como retinol e beta-coroteno), 7.000 iu, vitamina C: de 3 a 54 grs.; Selenia:200 mcg;zinc:50 mg; vitamina E: 400 iu, ferro: 10mg; ácidos graxos essenciais: 4 gms. E um tablete multi vitamina/mineral de alto potencial ao dia.

Um ingrediente particularmente bom é o aminoácido livre, Glutamina. Este é muito importante no manutenção da massa muscular, as funções do cérebro, a integridade intestinal e a manutenção dos níveis de açúcar corretos no sangue. Se prescreve em geral para gente em processo de recuperação da alcolismo, por meio de terapias naturais para controlar a necesdidade de tomar álcool, de 1 a 3 gr. Antes de cada refeição é o normalmente sugerido. Glutamina é excelente porque ajuda a curar a “síndrome do intestino que pinga” o “leky gut” em inglês, um sintoma muito comum da candidiase intestinal. Também tendo-se em conta que a perda de peso é normal na condição de um ataque severo de candidíase, este aminoácido ajuda a proteger-se da perda de controle de músculo. A glutamina é também muito estimulante para o sistema imunológico. Vale a pena tentar encontra´s-la e ser diligente na hora de toma-la.

Existem preparados homeopáticos que se fabricam especialmente para a Cândida Albicans no mercado. Do ponto de vista de minha experiência pessoal e profissional, tem se que ter cuidado com estes produtos já que podem causar “serias reações colaterais entre elas herxheimer”, ou seja uma mascaramento dos sintomas, devido a eliminação (demasiadamente) rápida das células da levedura no corpo.
A melhor maneira que os doutores homeopáticos tem para vencer estr problema é começar com uma preparação suave de uma potênci de 12 x e ir autmentando gradativamente as doses mais altas, 30 c e inclusive mais. Subir as doses pouco a pouco eliminará o problema a que me referia antes. Seguro que as verzes se pode alguns cheagar a sentir como um armário de medicamentos anbulante, com todos os suplementos , ervas, probióticos e produtos antifúngicos.
Afora a óbvia incoveniência , é completamente necessário fazer um esforço já que a Cândida é um organismo muito tenaz. Tem que haver muita persistência e não regatear os esforços para recuperar-se completamente ou se continuará com o mal, a única coisa que vale a pena é lutar com todos os elementos disponíveis.

Uma vez acabado o problema

Assim se luta com todas as armas possíveis, a comida, sem comer doces e se ataca a levedura com ervas e suplementos, a cândida finalmente desaparecerá, causando uma condição que se é chamada de “die off” em inglês ou as seqüelas, que são os últimos sintomas que aparecem depois de curada a cândida.
Estas tardam uns dias a uma semana e a característica dos sintomas variam de pessoa para pessoa, normalmente se apresentam nas formas de náuseas, diarréias, dores de cabeça, gases, irritabilidade, uma baixa de energia, vontades de comer doce e visão embaçada.

Tanto ao fazer exercícios como em tomar água, fará que se reduzam os sintomas da hora de limpar as células de levedura já mortas, rapidamente, do sistema.
Usar as ervas como melhor seja oportuno e tantas como sejam necessárias dentre das mencionadas anteriormente também é bom beber chá de cnela e de cravo o qual ajudará a combater a náusea e os gases, ademais de ajudar a desinfetar o canal digestivo.

A melhor arma

Havendo sofrido pessoalmente de cândida no passado e como naturopata que tem ajudadeo a muitos indivíduos infectados, posso dizer que sem dúvida alguma, o melhor aliado é a dieta e a paciência. A recuperação é muito frustrante e pesada já que, como temos dito, a cândida é um organismo muito tenaz. Sem dúvida, o melhor é não dar-se por vencido e saber que eventualmente em algum momento se recuperam e isto proporciona muita satisfação. Os resultados são demonstrados realmente.

P.I.´s limita a cândida “ com uma eficácia comprovada do Fluconazol”

No artigo apresentado em agosto de 99 na publicação de doenças Infecciosas, sobre o tema referente da atividade anticândia dos PI´s, os quais (as enzimas que segregam (inibidoras) da protease Aspartyl Sap) inibem , por sua vez, a atividade da cândida Albicans. O doutor Cassone e demais colaboradores em um comunicado indicam: Nossa informaçãoi em vitro mostra que os PI´s inivem a atividade e produção de Sap mito efetivamente entre o 1 a 10 m. Nestas concentrações, o crescimento de fungos/leveduras são inibidos em um meio na qual a atividade Sap esta criticamente requerida para o suministro de nitrogênio e para o crescimento. Com tudo, as atividades inibidoras das PI´s foram comparadas as que foram extraídas pela pepstatin A , um inibidor protótico da enzima de protease Aspartyl.

Resumindo: mossa informação demonstra que o indinavir e o ritonavir, dois componentes maiores dos regimes HAART, tem efeitos diretos anticandidiases, tanto em vitro como em vivo.

Jornal de doeças infecciosas , agosto de 1999
Atividades anti-cadidiase em vitro e em vivo dos inibidores da enzima de protease do vírus da imunodeficiência.

Antonio Casone (1) Flávia de Bernardis (1) , Antonella Torosantucci (1), Evelina Tacconelli (2), Mario Tunbarello (2) e Roberto Cauda (2).

(1) – Departamento de Bacteriologis e Micologia Médica, Instituto superior de saúde; departamento de doenças infecciosas, Ville Regina Elena,299, 00161 Roma, Itália (cassone@iss.it).

Notas:
Terapia antiretroviral altamente atica que inclue o vírus da aids (hiv), os inibidores da enzima da proteaze aspartyl (PI´s), causam um declínio na incidência de algumas infecções do tipo oportunista da aids, e este declínio é atualmente atribuído a restauração da imunidade específica. Se avaliou o efeito dos PI´s (Indinavir e Ritonavir) na atividade enzimática da secreção da enzima de protease Aspartyl (Sap), de cândida Albicans (um agente importante na doença das mucossas nos inivíduos infectados pelo hiv). Também foram evaliados a patogenecidade experimental e de crescimento de fungos. Dos PI´s fortemente (90%) e dosado dependentemente (0.110M) inibem a atividade e a produção de Sap. Em um meio de nitrogênio limitado também reduzem significativamente o crescimento da cândida, meio de crescimento dependente de Sap e exerce m efeito terapêutico no modela das cândidas vaginais, com uma eficácia comprovada ao do Fluconazol. Assim parte da restauração imuno,lógica esperada, os pacientes que recebem a terapia de PI podem beneficiar-se de uma atividade anticandida direta com este tipo de medicamentos.

A conexão da Cândida.
O Crescimento de levedura pode fazer o teste de hiv ser positivo

1. A metade do peso molecular de gol20(hiv) esta representado por oligascaidios aligamannosídicos...Anticorpos policlonados da proteína mannan de levedura reconhecem também a estruta de carboidratos de gp20 do vírus da aids (12)
2. Os determinantes imunoquímicos dos ftores antígenos da cândida albicans mostram uma identidade altacom glicoproteína (gp) 120 do hiv-1: contem (x(i-2)-y(x(i->3) – resíduos termais relacionados com o crboidrato mannose (13)
3. Os anticorpos do mannans da cândida albicans bloqueiam a infecção das células de H9 do hiv-1, e unem por sua vez as lectinas ao gp 120 (13)
4. Reconhecimento dos anticorpos gp 120 a um pépitido sintético do mesmo antígeno, foi “parcialmente descartado se era absorvido pela fração total de polisacarídios decandida alvicans, enqueanto que o reconhecimento do antígeno por anticorpos de gp 120 pelo tipo de vírus limfotrópico de células T humanas IIB...era totalmente bloqueado”. A partir desta informação, os autores concluíram: “estes resultados indicam que os resíduos de mannan de cândida alvicn podem servir como antígennos para neutralizar os anticorpos para fazer frente a uma infecção de hiv...” (13)
5. Não somente a microbacteria (M.Lepra,M, Tuberculose, M.Avium-intracelular) porém também as paredes de tosos os mofos e leveduras (Cndida Albicans, Criptococusneofamans, limmitis cocciodioide, hjistoplasma Capsulatum, incluindo Pneumocistis Carini), 16-18) contem o carboidrato (mannans).

Em 100% dos paciente de aids encontra-se candidíase (todos , inclusive os que se tem dito não tem) tem os anticorpos da Cândida Albicas. Especialistas líderes nos hospitais de San Bartolomeu e Santo Estevan tem feito as seguintes declarações: “ é muito possível que a Cândida possa atuar como um fator contribuinte do desenvolvimento da aids em indivíduos infectados pelo hiv”, pode ser também uma nota interessante par se ter em conta e é o que diz dos homens homossexuais, o único ato sexual com ftor de risco por soroconversão é o coito anal passivo (exposição ao sémem) e que o carboidrato mannose está presente tanto no esperma como no plasma seminal....

Dos anticorpos do hiv: para mais perguntas contatar com Eleni Papadopulos-Eleoopulos, V.F. Turner, J.M. Papadimitriou, G. Sttewart, D.Causer. Pesquisa médica atual e opinões. Volume 13, número 10, 1977. Págs. 627-634. "

Stephen Brynes é doutor em homeopatia e nutricionista clínico, que vive em Honolulu, ilha do Hawai. Escreve freqüentemente e é autor do livro “ Vencendo a Aids”, de maneira natural e outros livros que podem ser solicitados pelo site >. seu e-mail é: sbyrnes@chaminade.edu


Revista Continuum , Volume 5 número 6 editada em Londres.
Traduzido do Boletim da AVS – Espanha – nº5 – 2000

Tradução de Jorge Cobra – Brasil 2001 jorgecobra@yahoo.com,

Sapinhos, a Candida mais comum?

Escrito por amalux DC on 10:58 da tarde

Os chamados Sapinhos bem conhecidos de muitas mães que os vêm aparecer em seus filhos demonstra bem o quanto a Candida é natural em nosso organismo. Os Sapinhos das crianças são habitualmente atribuídos a mudanças da imunidade e passando essa "crise" não voltam a aparecer sendo considerado pouco perigoso e de fácil combate com medicamentos, usualmente o Micostatin.

A Candidiase é comum em imuno deprimidos e a própria Candidíase provoca imuno depressão e por isso difícil por vezes saber quem causou o quê. É comum desenvolverem-se em seropositivos e/ou doentes de cancro em quimioterapia e/ou radioterapia pois a medicação destroi a flora intestinal que controla a Candida e destroi a imunidade do paciente provocando graves desequilíbrios no organismo, entre eles a Candidíase.

O modo de vida actual é propício ao aparecimento da Candidíase. Com a moda dos medicamentos para tudo e mais alguma coisa surgiram novas doenças provocadas por esses medicamentos. Com a alimentação saturada de tóxicos e medicamentos(antibióticos, hormonas etc) e muitos deles carregados de metais pesados como alumínio. Com o consumo excessivo de açucares, hidratos de carbono, fast food e outros alimentos pouco saudáveis. Com estilos de vida pouco saudáveis como fumar e beber. Com mercúrio em dentes chumbados e vacinas e fluor em tanto produto. Com tudo isto e todas estas agressões á flora intestinal que a limitava, a Candida encontra um bom ambiente para se disseminar.

Daí começam a aparecer sintomas e os tais Sapinhos ou a Candidíase Vaginal que indicam o desequilíbrio existente na flora intestinal e por consequência desequílibrio na imunidade.

A Candidíase não é diagnosticada precocemente e muitas vezes é mal diagnosticada e mal tratada não se lhe dando a importância devida. As conexões entre a Candida e o Cancro por exemplo são motivo de investigação pelo facto de se pensar que muitos cancros estejam ligados á Candidíase. Poderia dizer-se o mesmo de muitos seropositivos em que seu único problema aparente é a Candidíase e como se sabe a Candidíase gera falsos positivos para Hiv.

A Candidíase deve ser tratada por completo e definitivamente recuperando a flora intestinal e re-equilibrando o organismo. A Candidíase Sistémica pode ser bastante perigosa e causar um sem número de maleitas ou mesmo a morte. Como organismo básico, vive, alimenta-se, reproduz-se e se tiver oportunidade reproduz-se enquanto puder e isso significa a destruição do hospedeiro.

Candidíase, doença fúngica a ter em atenção!

Candidíase, Candida Albicans

Escrito por amalux DC on 7:15 da tarde

A candidíase também conhecida por monolíase, candidas, sapinhos ou outros nomes é uma infecção fúngica causada pelo fungo Candida Albicans que vive naturalmente no organismo humano de maior parte da população humana sem causar danos. Antes pelo contrário desempenha uma função digestiva no organismo ajudando a eliminar restos de comida.


Aquilo a que se chama Candidíase é a proliferação descontrolada do fungo Candida Albicans que por variadas causas ganha espaço para reproduzir chegando a áreas como a boca ou a vagina podendo atingir qualquer área do organismo.

A flora intestinal é um sistema onde vários organismos actuam em um equilíbrio relativamente frágil para as agressões diárias que sofre do estilo de vida que adotámos. Várias bactérias vivem no intestino e sua vida em equilíbrio beneficia o equilíbrio de nosso organismo. As bactérias lácteas, as bifido-bactérias, ajudam a manter a Candida Albicans controlada e na falta destas a Candida cresce sem as limitações antes impostas pelas bifido-bactérias.

Uma causa comum é exactamente a destruição da boa flora intestinal através de medicamentos como antibióticos, esteroides, hormonas, cortisona, analgésicos, pílula, enchimentos de dente com mercúrio (chumbados), peixe e marisco contaminado com mercúrio, vacinas com mercúrio, água com cloro, flúor, excesso de açucar, má alimentação, intoxicação por frutos secos etc.

Um dos medicamentos mais conhecidos e usados no combate á Candidíase é o fluconazol depois do micostatin mais fraco. Só usei estes dois medicamentos e ainda lembro de nas primeiras vezes que me apareceram na boca que o micostatin até resolveu mas rápido se tornou resistente ao micostatin. Menos rápido talvez mas de igual forma se tornou resistente ao fluconazol o que demonstra grande capacidade de adaptação da Candida Albicans e dificuldade em a curar de vez.

É aconselhável que em qualquer tratamento que se faça para a candidíase, ao mesmo tempo se actue na eliminação das causas da candidíase e se recupere algum equilíbrio da flora intestinal e do organismo. A candidíase pode ser esgotante e afectar o estado psicológico e ao ser eliminada provoca um desgaste adicional pelo que é aconselhável beber muita água juntamente com o tratamento e desintoxicar o fígado com chás ou alimentos/sumos naturais.

O restabelecimento da flora intestinal faz-se tomando bifido-bactérias em forma de yogurtes naturais, suplementos naturais, kefir, kombucha, miso, tempeh, repolho etc

Corta-se o açucar, pão branco, cereais brancos, bolos e bolachas etc pois hidro-carbonatos é o alimento principal da Candida e durante um tempo não convém dar-lhe alimento. Antes pelo contrário vamos dar veneno á Candida na forma de anti fungicos naturais ou na forma do tratamento médico que escolheu.

Alho, Ácido Caprílico, Óleo Extra Virgem de Côco, Extracto de Semente de Toranja, Pau DÁrco, Bicarbonato de sódio, Óleo de Oregano etc. são alguns dos anti fúngicos naturais que se podem incluir na alimentação e/ou no tratamento.


Este blog fala de minha experiência pessoal com a doença fúngica conhecida por Candidíase. Também conhecida por Candidas, Sapinhos, Monilíase, Monolíase, Corrimento, Candidíase Invasiva, Candidíase Oral, Candidíase Esofágica, Candidíase Pseudomembranosa, Candidíase Sistémica, Candidemia, Intertrigo, paroníquia, onicomicose, Síndrome de Hipersensitividade à Candida, Infecções Fúngicas, Doença de Monilia, Fungos, Micose, Pé de Atleta, Psoríase, Candidíase Vaginal, Vaginite, Fungos Intestinais, Sindrome Fúngico, Leveduras, Cistites, dermatite seborreica, tinha cruris, eritrasma, leucoplaquia pilosa .
Muitas vezes mal soletrada como candeda, candidia, candidos, candidas albicans, candidose, candida albacans entre outros atentados á lingua portuguesa.

Algumas doenças associadas á Candidíase são o Cancro, HIV/VIH AIDS/SIDA, Diabetes Melittus, SID, esofagite,

Os medicamentos farmacológicos mais usados no tratamento e cura da Candidíase são o clortrimazol, nistatina, fluconazol, itraconazol, cetoconazol, isoconazol, tioconazol, miconazol, terconazol, anfotericina B., fluocitosina, flucitosina. Necessitam receita médica.
Os medicamentos, produtos e alimentos naturais mais utilizados no tratamento da Candidíase são o Tea Tree Oil, Óleo da Árvore do Chá, Ácido Caprílico, Ácido Láurico, Algas Marinhas, Alho, Cebola, Gengibre, Kefir Kefyr, Kombucha, Prata Coloidal, Extrato de Óleo de Oliva, Pau D´Arco, Óleo de Oregano, Óleo de Tomilho, Ozonoterapia, Oxigenoterapia.


Acerca de albicans-candida.blogspot.com/

Minha experiência pessoal com a doença fúngica conhecida por Candida ou Candidíase entre outros nomes. A Candidíase crónica, suas causas e tratamentos. Terapias químicas versus terapias naturais. Candidíase e imunidade.